terça-feira, 31 de janeiro de 2012

⋆ Fazendo Gif de um vídeo

Existem vários programas especializados em tranformar um vídeo em GIF. O próprio GIF Movie Gear é um desses programas. Porém, a maioria deles não trabalham sozinhos, é necessário ter um programa para baixar os vídeos, um programa para converter e outro para cortar. Além disso, o GIF termina ficando muito pesado e demora bastante para carregar quando é colocado em alguma página da web. Da maneira que eu ensinarei, só será necessário o uso do PhotoScape. É preciso ter um pouco de experiência no programa, pois algumas partes realmente são confusas pra quem está iniciando agora.
O1. Antes de começar, vá no Youtube e escolha um vídeo de sua preferência. O vídeo que eu escolhi para usar como exemplo é da cantora Tarja Turunen, ele se chama I Walk Alone.
O2. Escolha uma parte do vídeo de sua preferência para fazer o GIF e deixe em pausa. O ideal é que esta parte não seja muito longa, para o GIF não ficar muito pesado e trabalhoso.
O3. Abra o PhotoScape, clique em "Capturar tela" e marque a opção "Copiar para a clipboard".
O4. Mesmo com a janela do "Capturar tela" aberta, você pode ter acesso a outras janelas e programas normalmente, ela ficará sempre na frente, mas estará inativa até que você clique nela. Então, no menu do PhotoScape, clique em "Animação Gif".
O5. Ative a janela "Capturar tela" e clique em "Capturar janela". Você será levado para a janela que está aberta atrás do PhotoScape, essa janela deve ser o seu vídeo do Youtube. Dê um clique na área do vídeo e aparecerá uma mensagem dizendo "Copia o quadro capturado na clipboard", dê "OK" e você será levado à janela do PhotoScape. Na tela do "Animação Gif", vá em "Adicionar > Adicione uma foto da prancheta".
O6. Vá na janela do Youtube, e dê um play - pause bem rápido no vídeo, caso ele passe demais, volte e tente novamente. Essa será a próxima cena do seu GIF. Ative a janela "Capturar tela", clique em "Capturar janela". Dê um clique na área do vídeo e novamente aparecerá uma mensagem dizendo "Copia o quadro capturado na clipboard", dê "OK" e você será levado à janela do PhotoScape. Na tela do "Animação Gif", vá em "Adicionar > Adicione uma foto da prancheta".
O7. Agora que você já sabe como funciona o processo, vá repetindo até que termine a parte do vídeo que você escolheu. O ideal é que no final, você tenha no mínimo 3 cenas e no máximo 10, o meu GIF tem 5 cenas.
O8. Após ter capturado todas as cenas desejadas, feche a janela do "Capturar tela", e vamos fazer os ajustes finais no "Animação Gif".
O9. Vá em "Alterar Tempo", ponha o "Tempo de exibição" em 30 e dê "OK". Clique na caixinha abaixo do nome "Canvas", mude para "Defina o tamanho", digite 180 na largura e 100 na altura para obter um GIF pequeno, 280 na largura e 155 na altura para obter um GIF médio ou 380 na largura e 210 na altura para obter um GIF grande e dê "OK". Marque a opção "Papel Completo", e ponha o "Alinhar Foto" em "Acima". Veja como ficará o painel configurado:http://i50.tinypic.com/23kb2uv.jpg
E você deve usar o efeito de transição, é só ir em "Mudar efeito > Efeito de transição".
1O. Salve e pronto. As partes pretas que ficam ao redor do GIF não são nenhum defeito. É interessante que elas apareçam para representar que o GIF é um mini-vídeo. Aqui no blog, elas não são visíveis porque o fundo do blog é preto, mas se você clicar na resultado poderá vê-las.
RESULTADO:>

Nenhum comentário:

Postar um comentário